Filosofia Contemporânea
Área de concentração: Filosofia
Descrição: A linha de pesquisa de Filosofia Contemporânea pretende acolher os estudos que, a partir de uma crítica às interpretações fundamentais da metafísica, propõem abrir à filosofia novos horizontes de pensamento e, consequentemente, outras compreensões da realidade. Entre as posturas comumente reconhecidas como pós-metafísicas podem ser mencionados fenomenologia, hermenêutica, perspectiva analítica, psicanálise, nominalismo, historicismo sem teleologia, antiessencialismo, antifundacionalismo e anti-representacionalismo, além das críticas às noções de sujeito, de verdade como adequação, do ser como fundamento, das primazias da lógica sobre a retórica e da consciência sobre a linguagem, da possibilidade de fundamentação última dos discursos, dos dualismos metafísicos em geral, etc. Assim, a linha de pesquisa de Filosofia Contemporânea pretende cobrir um âmbito teórico especificamente contemporâneo.
Projetos de pesquisa vinculados à linha de pesquisa Filosofia Contemporânea:
1. Crítica e Subjetividade (coordenado pelo profº Dr. Jorge Luiz Viesenteiner)
Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo discutir os estatutos filosóficos próprios de ambos os conceitos, bem como as relações e limites teóricos entre eles, em torno de tradições e autores da filosofia contemporânea que direta ou indiretamente se confrontaram com esses conceitos. O projeto circunscreve dois horizontes específicos: por um lado, a exegese dos domínios teóricos Crítica e Subjetividade seja no interior da tradição continental ou da analítica, bem como a maneira como eles foram recepcionados por autores da filosofia contemporânea tanto da tradição continental quanto analítica e, por outro lado, os desdobramentos que possuem em torno das principais demandas e preocupações da cultura contemporânea em seus mais diversos domínios, como o âmbito moral/normativo, o político, o pós-metafísico, o epistemológico e o estético.
- Docentes participantes: Thana Mara de Souza; Jorge Luiz Viesenteiner; Jorge Augusto da Silva Santos; Marcelo Martins Barreira; Maria Cristina Longo Cardoso Dias; Marco Rampazzo Bazzan e Wander de Paula.
2- Fenomenologia e Linguagem (coordenado pelo profº Dr. Jorge Augusto da Silva Santos)
Descrição: O projeto de pesquisa trata da relação entre as concepções de fenomenologia e linguagem, tanto em suas diferentes abordagens teóricas na história da Filosofia quanto em suas relações temáticas com a Filosofia contemporânea. Objetiva, assim, desenvolver pesquisas em duas perspectivas de estudo. A primeira compreende a fenomenologia desde suas origens históricas com Edmund Husserl e Martin Heidegger, e suas modificações na fenomenologia francesa com Jean-Paul Sartre, Merleau-Ponty, Simone de Beauvoir, entre outros, nas questões mais relevantes que geraram e desenvolveram esses pensadores até sua recepção crítica na contemporaneidade, tais como: a alteridade; o corpo; a carne; o tempo; a questão da técnica, narração e interpretação; o imaginário e a arte; a relação com a psicanálise; o ser e o ente, o ser e o nada, a noção de gênero, de subjetividade, facticidade e mundo; teologia e ontologia; a essência da metafísica ocidental. A segunda investiga as diferentes interfaces da fenomenologia em debates contemporâneos da filosofia da linguagem, filosofia da mente, lógica, epistemologia e ontologia, incluindo os seguintes tópicos: intencionalidade; semântica; conceito de significado; natureza da consciência; estados mentais; percepção; conteúdo da experiência; atitudes proposicionais; dualismo mente e corpo.
- Docentes participantes: Jorge Augusto da Silva Santos, Thana Mara de Sousa, José Renato Salatiel, Arthur Octávio de M. Araújo.
Projetos: