Histórico
O Curso de Graduação em Filosofia da UFES desde sua criação passou por várias fases em seu desenvolvimento. Podemos estabelecer dois momentos básicos. O primeiro vincula-se ao período que vai da criação em 1988, até meados da década de 90. Nesse período inicial de implementação do curso houve uma ênfase no processo de ensino. Mesmo as produções acadêmicas, naquilo que elas tinham de mais significativo, estavam voltadas para atividades de docência. É nesse contexto e com essa preocupação, por exemplo, que foi escrito pelos docentes de Filosofia do Departamento o livro "Introdução ao pensamento filosófico", referência entre os manuais de Filosofia no Brasil. A preocupação que se tinha era de formar professores que pudessem atuar na rede pública e particular de ensino.
Cabe ressaltar que, concomitantemente ao surgimento do Curso de Filosofia (posterior à formação do Departamento de Filosofia, inicialmente voltado para atender demandas de disciplinas de outros Cursos dentro da Universidade Federal do Espírito Santo), houve por parte dos docentes uma atividade intensa junto à Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Estado do Espírito Santo no trabalho de elaboração e implementação de um projeto de implantação da disciplina de Filosofia no Ensino Médio capixaba. Essas atividades ocorreram a partir de convênios estabelecidos entre o Departamento de Filosofia e a referida secretaria Estadual.
Após meados da década de 90, o Departamento de Filosofia passa por uma reformulação em seus quadros. E agora, além do ensino e da extensão, começa a ganhar lugar a atividade de pesquisa acadêmica. Como consequência desse novo espírito investigativo, surge a Revista eletrônica de Filosofia Sofia (ISNN 2317-2339), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que se torna um instrumento importante veículo de artigos de pesquisa oriundos de eventos promovidos pelo Departamento e pela submissão de inúmeros pesquisadores de outros Programas de Pós-Graduação na área da Filosofia. Certamente que esse foi um acontecimento importante em termos de uma maior qualidade do curso, que passou, em meados dos anos 2000, a ser dividido nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia.
O Departamento passou a formar grupos de estudos voltados à discussão de textos entre alunos de graduação e mestrado em Filosofia, ancorados em Grupos de Pesquisa registrados no Diretório de Grupos do CNPq. Cabe ressaltar que anualmente realizam-se as Semanas de Filosofia, nas quais alunos e professores têm a oportunidade de divulgar suas pesquisas. Aos poucos os alunos passaram a integrar os vários grupos de pesquisas formados pelos professores a partir de identificação de temas e tradições filosóficas.
Como parte desse processo de amadurecimento acadêmico, o Departamento de Filosofia passou a oferecer o curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia, o que certamente representou aos alunos dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura a oportunidade de continuidade em sua graduação e uma contribuição para com a sociedade capixaba em termos de desenvolvimento de uma capacidade crítica e no aprofundamento de um conhecimento teórico, apropriado às exigências de um curso de Pós-Graduação em Filosofia.
Por fim, em 2019 o Departamento de Filosofia, ampliando sua oferta e formação acadêmica, conta hoje com 6 cursos sob sua responsabilidade: Curso Presencial de Bacharelado em Filosofia; Curso Presencial de Licenciatura em Filosofia; Curso a distância de Licenciatura em Filosofia; Mestrado Acadêmico em Filosofia; Mestrado Profissional em Filosofia; e por fim, aprovado no final de 2018 e implementado em meados de 2019, o Curso de Doutorado em Filosofia - de forma a conjugar o Ensino com a Extensão e a Pesquisa em todos os níveis dentro da Universidade Federal do Espírito Santo, em diálogo constante com outras Instituições de Ensino no país e no exterior; e para a população capixaba, por meio de diversos cursos de extensão e eventos de Filosofia aos quais tem acesso.