O DESENHO COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: Devir-criança em experiência de pensamento em filosofia com crianças
Nome: WANDERSON MARTINS ALVES
Data de publicação: 29/09/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| EDSON MACIEL JUNIOR | Examinador Interno |
| MARCELO MARTINS BARREIRA | Presidente |
| MARIA REILTA DANTA CIRINO | Examinador Externo |
Resumo: O texto intitulado “O DESENHO COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: Devir-criança
em experiências de pensamento em filosofia com crianças”, trata-se de uma pesquisaação, de caráter didático pedagógica e prático, realizada em uma escola de educação
básica no município de São Mateus-ES. Nele apresentamos, um itinerário da Filosofia
com crianças e sua capacidade de pensar a partir de desenhos produzidos. Para isso,
a pesquisa inicia com um breve contexto sobre a história da filosofia no Brasil, seus
avanços e recuos dentro do currículo escolar, destacando, ao final desse percurso a
Filosofia com crianças na Cidade de São Mateus- ES. Ao longo da investigação,
analisamos a proposta de Filosofia para crianças de Matthew Lipman, sua estrutura,
e desenvolvimento de suas habilidades; e movimento de Filosofia com Crianças,
criado por Walter Kohan, com o conceito de infâncias, devir-criança, bem como a
forma que esse movimento acontece com as crianças. Trazemos também o diálogo
com Larrosa, cujo conceito de experiência nos ajuda a entender esse fazer filosófico
com as crianças. Ao final apresenta-se uma intervenção prática pedagógica, na qual
os conceitos discutidos ao longo da pesquisa são aprofundados em forma de
composições filosóficas, realizadas com os alunos e seus resultados.
