REPENSAR A MULHER NA SOCIEDADE: UMA PRÁTICA FILOSÓFICA QUE VISA A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER A PARTIR DO PENSAMENTO DE SILVIA FEDERICI E BELL HOOKS
Nome: LHYLIA SILVA AGUIAR
Data de publicação: 29/08/2023
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| LIVIA DE CASSIA GODOI MORAES | Examinador Externo |
| MARCELO MARTINS BARREIRA | Examinador Interno |
Resumo: Visando a educação como uma aliada ao combate à violência contra as mulheres, esta dissertação teve por objetivo desenvolver um ensino filosófico fundamentado no feminismo. A intenção da proposta de ensino resultante da pesquisa foi repensar o papel da mulher na nossa sociedade, a partir da análise do trabalho que socialmente foi atribuído às mulheres, mais especificamente sobre o trabalho doméstico e de cuidados, invisibilizado e subvalorizado graças ao capitalismo, deixando evidente como as mulheres são exploradas e oprimidas. O pensamento filosófico feminista que sustentou a escrita desta dissertação leva em consideração o método materialista histórico-dialético, utilizado para análise dos dados sobre a violência contra as mulheres, resultante da estrutura que sustenta e perpetua a violência. São apresentadas análises de filósofas feministas sobre como o sistema patriarcal capitalista explora e oprime as mulheres, fundamentando a violência que as afetam e as vitimizam. A teoria feminista que norteou a pesquisa serviu de base para a proposta de ensino filosófico, com vias a um trabalho de conscientização dos estudantes. As etapas da proposta de ensino contemplaram a observação, feita pelos estudantes, do trabalho doméstico realizado dentro de suas casas. A partir das percepções foram levantados elementos para o segundo momento, que diz respeito às análises realizada pela filósofa feminista Silvia Federici acerca do trabalho reprodutivo (serviços domésticos e cuidados). De posse deste material, procedeu-se à reflexão sobre a exploração e a violência contra as mulheres. O pensamento de bell hooks foi utilizado como orientação a uma pesquisa empreendida pelos estudantes, na qual relacionaram o movimento feminista à conquista de direitos adquiridos pelas mulheres. Tanto a pesquisa quanto os ensinamentos serviram para que eles escrevessem suas percepções sobre o processo de aprendizado no decorrer da proposta de ensino.
