"Por que eu faço o que eu faço? A Escola como espaço do despertar para o Pensamento e para a Ação a partir da Filosofia de Hannah Arendt"
Nome: JOSIMAR DE SOUZA RODRIGUES JUNIOR
Data de publicação: 27/02/2025
Banca:
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Papel |
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EVANILDO COSTESKI | Examinador Externo |
JORGE LUIZ VIESENTEINER | Presidente |
MARCELO MARTINS BARREIRA | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho visa abordar a relação entre pensamento e ação na filosofia de Hannah Arendt, com ênfase na importância de despertar nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre suas próprias ações. O trabalho investiga a faculdade humana do “Pensar” e sua íntima relação com a “Ação”, argumentando que essas duas faculdades, em Arendt, não são opostas, mas dialogam em conjunto. A partir dessa análise, o estudo propõe uma abordagem filosófica no ensino médio que estimule os alunos a pensar sobre suas ações em um contexto educacional cada vez mais voltado para o trabalho e a fabricação. Ao explorar a filosofia de Arendt e sua defesa da ação como algo plural e interligado às “teias de relações humanas”, a pesquisa busca refletir sobre como o pensamento crítico pode ser cultivado em sala de aula para formar indivíduos para a pluralidade. A investigação culmina com uma prática de intervenção pedagógica, onde são trabalhados conceitos arendtianos em um projeto pedagógico voltado para o combate ao racismo e ao bullying no ambiente escolar, demonstrando a eficácia da filosofia em promover a reflexão ética e social entre os estudantes.