AS MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA APLICAÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DA TEORIA DE JEAN BAUDRILLARD
Nome: VINICIUS DE OLIVEIRA MELO
Data de publicação: 14/04/2023
Banca:
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Papel |
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DEODATO FERREIRA DA COSTA | Examinador Externo |
JORGE LUIZ VIESENTEINER | Examinador Interno |
MARCELO MARTINS BARREIRA | Presidente |
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo a aplicação das teorias de Jean Baudrillard,
utilizando-se das mídias sociais e de conceitos correlacionados, em aulas de Filosofia
no Ensino Médio. O estudo subdivide-se em três momentos. Primeiramente, ele
aborda o processo de desenvolvimento e os desdobramentos político-sociais da
disciplina de Filosofia no currículo do Ensino Médio no país, bem como vislumbra os
desafios futuros que essa disciplina poderá enfrentar tendo em vista o Novo Ensino
Médio e também a adoção da BNCC. Em seguida, aprofunda-se no referencial teórico
escolhido que é o francês Jean Baudrillard, tendo como fundamentação as obras
Simulacros e Simulação e Sociedade de Consumo. São fundamentais os conceitos
de hiper-realidade, real e virtual. Os conceitos-chave de Baudrillard são o problema
da relação entre realidade e virtualidade e como os homens têm interagido, convivido
com a tecnologia e com a virtualidade atualmente, e trazer à tona a autorreflexão de
como esses seres humanos usam aparatos tecnológicos e suas respectivas redes
sociais. A partir das considerações de Baudrillard sobre a realidade das mídias como
uma ampliação excessiva da realidade, esses conceitos foram aplicados em forma de
produto na experiência do chão da sala de aula por meio de intervenções
pedagógicas, com alunos do Ensino Médio na Escola Geraldino Silva (Porciúncula-
RJ). As intervenções pedagógicas permitiram uma experiência de educação para o
uso das mídias sociais com os alunos e os professores.