A RACIONALIDADE COMUNICATIVA COMO MÉTODO DE
DEBATE PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE
FILOSOFIA

Nome: RAMANDO CARVALHO OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/04/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO MARTINS BARREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO DONIZETTI SGARBI Suplente Externo
CLÁUDIA PEREIRA DO CARMO MURTA Examinador Interno
KAREN FRANKLIN DA SILVA Examinador Externo
MARCELO MARTINS BARREIRA Orientador

Resumo: No formato de uma pesquisa-ação, a presente dissertação sob o título “A racionalidade
comunicativa como método de debate para a Educação em Direitos Humanos no ensinoaprendizagem de Filosofia”, objetiva através de uma intervenção prática educacional realizada
junto a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual implementar e analisar a prática
e desafios de uma abordagem de dinâmica de debate no ensino-aprendizagem de Filosofia
vinculado a uma proposta de Educação em Direitos Humanos (EDH), organicamente
conectada à perspectiva da Racionalidade Comunicativa de Jürgen Habermas. Buscamos
valorizar as competências comunicativas dos estudantes fundamentada por um entendimento
na busca por consenso utilizando as pretensões de validade dos atos da fala, com a
especificidade da EDH em três eixos temáticos: 1) diversidade étnico-racial 2) religiosa e 3)
sexual. Desta forma procuramos dar conta da construção e problematização de uma
abordagem de um “Debate Comunicativo” através do qual os estudantes debatam de maneira
significativa em um processo de ensino-aprendizagem de Filosofia temas relativos à
sociodiversidade. A pesquisa se assenta em despertar nos estudantes a percepção da
necessidade de coordenação de suas competências comunicativas, apontando-as para
interseções dialogais que um entendimento entre as partes é fator essencial para a amenização
de uma crise de consensos em uma contingência sociocultural marcada por conflitos de
discursos, patologias comunicacionais e violações dos Direitos Humanos, tanto na sociedade,
quanto no ambiente escolar.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Filosofia. Racionalidade Comunicativa. Direitos
Humanos. Jürgen Habermas.

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