CIRCULOS DE CULTURA E LEITURA PARA UMA PEDAGOGIA DOS SONHOS NAS PERIFERIAS DA GRANDE VITÓRIA

Resumo: Este projeto toma como primeiro ponto de partida a significativa defasagem na leitura e na escrita por parte dos jovens ingressantes. Não cabe nenhuma dúvida de que entre suas causas há a transição digital no ensino que conheceu uma significativa aceleração durante a Pandemia da COVID19 com a implementação de módulos de educação a distância, juntamente com efeitos do uso das redes sociais na maneira em que os jovens se expressam e comunicam. As habilidades de leitura e escrita são duas das habilidades fundamentais para o desenvolvimento das capacidades de ler criticamente a realidade e expressar o pensamento, ou seja, dos objetivos formativos não apenas do Ensino da Filosofia, mas também da Formação básica em seu conjunto.
Ademais no estudo e na pesquisa na área da Filosofia no Brasil, o “eurocentrismo”, o “racismo” e o “elitismo” tornaram-se questões sempre mais presentes nas preocupações dos discentes, em particular das jovens gerações. Sendo as Filosofias Moderna e Contemporânea profundamente vinculadas com a época das colonizações políticas e culturais europeias, a maioria dos alunos vivencia seu estudo como algo “imposto”, “exótico” ou “alheio” desenvolvendo atitudes repulsivas ou sentimentos de hostilidade a priori que prejudicam o processo de aprendizagem. Esses fenômenos acuem um problema histórico: a desconexão ou distonia entre os conteúdos e autores do cânone da área da Filosofia e a cultura popular em geral, e a cultura juvenil dos bairros periféricos em particular.
Diante desta situação surgiu a exigência de criar dispositivos coletivos que possibilitem um diálogo entre esses dois universos culturais. A metodologia elaborada para esta pesquisa tem seu referencial fundamental nos círculos de cultura enquanto estrutura fundamental da pedagogia problematizadora proposta por Paulo Freire por um lado, e na metodologia do Ensino da Filosofia elaborada por Silvio Gallo nos moldes da “Pedagogia do conceito” teorizada por Gilles Deleuze e Félix Guattari pelo outro. Os dispositivos propostos podem ser apropriados pela instituição para fomentar um protagonismo efetivo e coletivo dos discentes no processo de aprendizagem para
desenvolver um pensamento crítico sobre a realidade concreta dialogando com os clássicos do pensamento
ocidental e não ocidental.

Data de início: 01/10/2023
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARCO RAMPAZZO BAZZAN
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