Laboratório de Ensino de Filosofia
Código: PROF0004
Curso: Mestrado Profissional em Filosofia
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: A disciplina visa discutir o Ensino de Filosofia sob a perspectiva do Laboratório, isto é, como um espaço de experimentação do pensamento e de produção filosófica. Volta-se tanto para o aprofundamento teórico de temas e problemas filosóficos como para a análise crítica e/ou criação de (novas) práticas.
Bibliografia:
Referências bibliográficas:
ALVES, D. J. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. . (Coleção educação contemporânea)
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BRASIL-MEC/SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio . Ciências humanas e suas tecnologias (vol. 3). Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL-MEC/SEMT. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio . Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRASIL-MEC/SEMT. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais . Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.
GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
HORN, G. B. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2009. . (Coleção Filosofia e Ensino)
KANT, I. Lógica. RJ: Tempo brasileiro, 2011.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos. Trad.: Jorge L Viesenteiner. Petrópolis: Vozes, 2014.
ROCHA, R. P. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção Formação de Professores)