Filosofia do Ensino de Filosofia

Código: PROF0002
Curso: Mestrado Profissional em Filosofia
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: O propósito desta disciplina é problematizar filosoficamente o Ensino de Filosofia, explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia. Investigar-se-á o ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos desse ensino. Serão discutidos: os diferentes significados do ensinar e do aprender Filosofia; as correlações entre as concepções de Filosofia e as metodologias de ensino; a radicalidade do perguntar filosófico; o ensino de filosofia como intervenção filosófica.
Bibliografia:

Bibliografia básica 1. BRASIL. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2004.2. CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 3. WOLFF, F. .Filosofia grega e democracia.. In: Studio, São Paulo, n. 14, pp. 7-48, 1982. 



Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910