O ALUNO NA SOCIEDADE DO CANSAÇO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICO-DIDÁTICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO".
Nome: VICTOR ANEQUIM GUIMARÃES
Data de publicação: 28/07/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| DIEMERSON DA COSTA SACCHETTO | Examinador Externo |
| EDSON MACIEL JUNIOR | Examinador Interno |
| FILICIO MULINARI E SILVA | Presidente |
Resumo: Esta pesquisa investiga as repercussões da "Sociedade do Cansaço", conforme conceituada por Byung-Chul Han, sobre os alunos do Ensino Médio brasileiro, inseridos em um contexto digital e neoliberal. Argumenta-se que a transição de uma sociedade disciplinar, focada na negatividade e na coerção externa, para uma sociedade do desempenho, marcada pelo excesso de positividade, pelo imperativo da performance ("Yes, we can") e pela psicopolítica, induz os indivíduos à autoexploração. O estudante contemporâneo, pressionado por resultados, pela competição e pela otimização constante de si como "empresário de si mesmo", torna-se vulnerável a enfermidades neuronais como burnout, depressão e ansiedade. O trabalho analisa como esse cenário, intensificado pelas tecnologias digitais que promovem a hiperconectividade e a superficialidade, configura um paradoxo da liberdade, onde a aparente autonomia mascara novas formas de sujeição. O objetivo central é analisar criticamente essa realidade e propor o ensino de Filosofia como espaço de resistência. Propõe-se que, por meio de uma abordagem pedagógica que valorize a contemplação, a pausa e o pensamento crítico, a Filosofia pode instrumentalizar os alunos a compreenderem e questionarem os mecanismos da sociedade do desempenho. O estudo articula essa proposta com habilidades específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como EM13CHS101 (análise de fontes), EM13CHS103 (elaboração de argumentos), EM13CHS202 (impactos das tecnologias), EM13CHS401 (relações sociais e tecnologia), EM13CHS404 (transformações do trabalho), EM13CHS503 (identificação de violências) e EM13CHS504 (impasses ético-políticos da tecnologia). A metodologia envolve a análise dos conceitos de Han e sua aplicação ao contexto educacional brasileiro, utilizando a BNCC como referencial para uma prática filosófica engajada. Conclui-se pela urgência de repensar modelos educacionais, contrapondo à aceleração e à produtividade incessante a valorização da negatividade (pausa, reflexão), da alteridade e da autonomia crítica, formando sujeitos capazes de construir um futuro mais humano e menos exaustivo. Como produto desta pesquisa, foi desenvolvido um e-book pedagógico intitulado "O Aluno na Sociedade do Cansaço: Uma Proposta Pedagógico-Didática para o Ensino Médio", que materializa as reflexões teóricas em propostas práticas de intervenção pedagógica. O e-book apresenta quatro aulas estruturadas de 60 minutos cada, articulando os conceitos de Han com habilidades específicas da BNCC, oferecendo aos educadores ferramentas concretas para implementar uma pedagogia da negatividade que valorize a contemplação, a reflexão crítica e a resistência aos imperativos da sociedade do desempenho
