OFICINA DE CONCEITOS”: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DE SÍLVIO GALLO

Nome: EZIMAR BRAVIN

Data de publicação: 28/04/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ LUIS LA SALVIA Examinador Externo
ANTONIO VIDAL NUNES Examinador Interno
MARCELO MARTINS BARREIRA Presidente

Resumo: Buscar uma forma empolgante ou pelo menos mais interessante e significativa de se ensinar Filosofia. Forma essa que pudesse ir além de um formato tradicional de lecionar. Colocar os alunos como parte ativa do processo de aprendizagem e seguir além das aulas expositivas, onde o professor sempre repete uma forma já consagrada de ensinar, sem criticar tal forma. Evidenciar alguns descompassos entre o papel esperado da Filosofia, enquanto componente curricular propalado nos documentos oficiais e a própria natureza do filosofar. Apresentar uma possibilidade de ensino de Filosofia que seja caminho para sair de uma educação maior e seguir em direção a uma educação menor, como apontado por Gallo (2012). Tentar enxergar a filosofia como forma de resistência e não apenas como repetição de ideias presentes na História da Filosofia. Por fim, tentar construir conceitos com alunos do atual Ensino Médio. Esses e outros esforços e alguns olhares críticos são os pilares dessa pesquisa

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