O ADVENTO DA SUBJETIVIDADE AUTÔNOMA NO MOVIMENTO DA
LEITURA DIALÓGICA DOS ESCRITOS DE MICHEL FOUCAULT

Nome: LEANDRO PRATES SILVA

Data de publicação: 15/12/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO VIDAL NUNES Examinador Interno
JOÃO PAULO SOMÕES VILAS BÔAS Examinador Externo
JORGE LUIZ VIESENTEINER Presidente

Resumo: A presente pesquisa objetiva reativar nas juventudes o poder da vida, problematizar
a noção do cuidado de si, segundo Michel Foucault com esperança de contribuir
para pensar o ensino de Filosofia como um lugar onde se aprenda a cuidar e onde
se aprenda a fazer da própria vida uma obra de arte. Por isso, no primeiro momento
buscamos, por meio de recortes, entender o contexto de formação da Filosofia como
componente curricular na história da Educação no Brasil até sua efetivação no
currículo, com intuito de compreender o seu significado ao longo do processo
educacional brasileiro para que, assim, possamos compreender a condição atual
estabelecida na Lei no 13.415/2017 e ter um ensino de Filosofia voltado ao cuidado
de si. No segundo momento, buscamos conhecer e apresentar a gênese do cuidado
de si e suas práticas, para que, por fim, no terceiro momento, pudéssemos, por meio
da tertúlia dialógica, estabelecer uma interação entre o ensino de Filosofia com a
teoria do cuidado de si, de Foucault, e, assim, produzir alguns ensaios e
experiências filosóficas em sala que possibilitem descolamento, uma transformação
de si, isto é, uma modificação dos modos de agir no mundo e de nos relacionarmos
com ele, o que não designa simplesmente um voltar a atenção para si, mas, a partir
dessa mesma atenção, sobretudo, um modificar-se. Assim, acreditamos que esse
desafio nos permitirá pensar os problemas do momento atual que enfrentamos com
o ensino de Filosofia e, sobretudo, que enfrentamos na vida. Ademais, fazermos
desses problemas o impulso para existir e resistir às imposições socioeconômicas,
educacionais, morais, culturais e, assim, contribuirmos para criar um novo sujeito,
um novo ensino, uma nova escola, consequentemente, um novo mundo.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Novo Ensino Médio; Cuidado de Si; Tertúlia
Dialógica; Experiência de Si.

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