O ADVENTO DA SUBJETIVIDADE AUTÔNOMA NO MOVIMENTO DA LEITURA DIALÓGICA DOS ESCRITOS DE MICHEL FOUCAULT
Nome: LEANDRO PRATES SILVA FIM
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 15/12/2022
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ANTONIO VIDAL NUNES | Examinador Interno |
| JOÃO PAULO SOMÕES VILAS BÔAS | Examinador Externo |
| JORGE LUIZ VIESENTEINER | Orientador |
| MARCELO MARTINS BARREIRA | Suplente Interno |
Resumo: A presente pesquisa objetiva reativar nas juventudes o poder da vida, problematizar a noção do cuidado de si, segundo Michel Foucault com esperança de contribuir para pensar o ensino de Filosofia como um lugar onde se aprenda a cuidar e onde se aprenda a fazer da própria vida uma obra de arte. Por isso, no primeiro momento buscamos, por meio de recortes, entender o contexto de formação da Filosofia como componente curricular na história da Educação no Brasil até sua efetivação no currículo, com intuito de compreender o seu significado ao longo do processo educacional brasileiro para que, assim, possamos compreender a condição atual estabelecida na Lei nº 13.415/2017 e ter um ensino de Filosofia voltado ao cuidado de si. No segundo momento, buscamos conhecer e apresentar a gênese do cuidado de si e suas práticas, para que, por fim, no terceiro momento, pudéssemos, por meio da tertúlia dialógica, estabelecer uma interação entre o ensino de Filosofia com a
teoria do cuidado de si, de Foucault, e, assim, produzir alguns ensaios e
experiências filosóficas em sala que possibilitem descolamento, uma transformação de si, isto é, uma modificação dos modos de agir no mundo e de nos relacionarmos com ele, o que não designa simplesmente um voltar a atenção para si, mas, a partir dessa mesma atenção, sobretudo, um modificar-se. Assim, acreditamos que esse desafio nos permitirá pensar os problemas do momento atual que enfrentamos com o ensino de Filosofia e, sobretudo, que enfrentamos na vida. Ademais, fazermos desses problemas o impulso para existir e resistir às imposições socioeconômicas, educacionais, morais, culturais e, assim, contribuirmos para criar um novo sujeito, um novo ensino, uma nova escola, consequentemente, um novo mundo.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Novo Ensino Médio; Cuidado de Si; Tertúlia
Dialógica; Experiência de Si.
