O Percurso de Compreensão da Libertação no Cárcere, a Partir do Mito da Caverna - Cadeia Nunca Mais
Nome: EVERALDO BARRETO MOURA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/09/2022
Banca:
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Papel |
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ANTONIO DONIZETTI SGARBI | Examinador Externo |
ANTONIO VIDAL NUNES | Examinador Interno |
GILMAR FRANCISCO BONAMIGO | Orientador |
Resumo: Este trabalho tevecomo problema a Educação Filosófica no cárcere. O objetivo central foiprovocar os encarcerados a refletirem sobre as causas fundantes de seus encarceramentos e sobre a necessidade de buscar o conhecimento para iluminar as suas ações e evitar a reincidência no crime e novo encarceramento depois de cumprida sua pena. O percurso desta investigação e prática filosófica desdobrou-se em três tempos diacrônicos. No primeiro, com a companhia de Michel Foucault, o embasamento e a definição dos equívocos no encarceramento e também a evidenciação do distanciamento que ocorre durante o cumprimento das penas e o objetivo das mesmas. Num segundo tempo diacrônico, em companhia de Platão, por meio da dialética e da alegoria O Mito da Caverna, o discernimento e a identificação junto aos encarcerados das sombras de verdadepresentes nos regulamentos do mundo do crime; desde ali, a perspectiva de que possam evitar atitudes baseadas em opiniões, pré-juízos e pré-conceitos, como as atitudes machistas junto às mulheres, objeto prático desta intervenção, que os levaram ao cárcere e que podem fazê-los retornar ao mesmo. No terceiro tempo, a construção de uma prática filosófica, baseada na maiêutica platônica e complementada por traumatismos e apalpadelas,que provoca nos encarcerados a afecçãode suas existências e abre a possibilidade de remissão e de transcendência de seus crimes desde o movimento humano de suas interioridades. Este é o resultado significantea ser alcançado por esta investigação e prática de Educação Filosófica como percurso de compreensão da libertação no cárcere, a partir do Mito da Caverna -Cadeia Nunca Mais.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Educação no cárcere; Dialética platônica; Traumatismos; Katharsis existencial;