Contribuição das histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem para o ensino de Ecofilosofia no ensino fundamental
Nome: SANDRO LUIZ MODESTO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 04/06/2020
Orientador:
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Papel |
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MAURÍCIO ABDALLA GUERRIERI | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ANTONIO DONIZETTI SGARBI | Examinador Externo |
GILMAR FRANCISCO BONAMIGO | Examinador Interno |
MAURÍCIO ABDALLA GUERRIERI | Orientador |
Resumo: A pesquisa realizada aqui é uma experiência de ensino de Ecofilosofia em duas turmas de sexto ano do ensino fundamental na EMEF Professor Cerqueira Lima no município de Cariacica - ES com história em quadrinhos. A Ecofilosofia ensinada nesta pesquisa é a que conhece os problemas da realidade socioambiental, que se posiciona criticamente diante dela e constrói bases para essa mudança. Baseada no pensamento de Marx e Engels e a crítica à economia capitalista como exploradora do trabalho humano e da natureza, Leonardo Boff e a ideia das quatro ecologias para pensar na totalidade das relações e no Cuidado como Princípio Fundamental para romper a crise ecológica e construir um novo Ethos e Mauricio Abdalla e o Princípio da Cooperação como alternativa à racionalidade vigente. Com a dialética como concepção metodológica e as histórias em quadrinhos como método, houve a produção de um processo pedagógico onde o aluno lê e cria sua história em quadrinhos sobre a problemática ambiental e uma solução para essa problemática. Os quadrinhos são uma possibilidade de experiência de Ecofilosofar.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Ecofilosofia. Dialética. História em quadrinhos.