O ensino de filosofia, desde uma pespectiva latino-americana, na desconstrução do mito da democracia racial

Nome: JAIR FORTUNATO DIAS JÚNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MAURÍCIO ABDALLA GUERRIERI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO VIDAL NUNES Examinador Interno
GILMAR FRANCISCO BONAMIGO Suplente Interno
JORGE LUIZ VIESENTEINER Examinador Interno
MAURÍCIO ABDALLA GUERRIERI Orientador
SÉRGIO PEREIRA DOS SANTOS Examinador Externo

Resumo: Em cosonancia com a lei 10639/2003, que preza pela promoção da igualdade racial dentro do ambiente escolar, e do pensamento filosófico, a partir do horizonte da filosofia da libertação de Enrique Dussel, este trabalho busca levar o pensamento filosófico, desde esta perspectiva da libertação, para dentro das salas de aula com o intuito de promover a igualdade racial e iniciar um processo de desconstrução do “mito da igualdade racial”. Os três primeiros capítulos compõem a parte teórica. No primeiro capítulo procura-se definir Filosofia como uma busca profunda pelo conhecimento das coisas a partir de cinco características básicas: a totalidade/destotalização; a aproximação; a exterioridade; a alteridade; e por último a libertação; para isso, foi usado o pensamento de autores como Carlos Gomes e Enrique Dussel. O segundo capítulo mostra o diálogo existente entre Filosofia e Ensino, ambos buscando a libertação completa do sujeito e não apenas uma instrução a respeito do conhecimento acumulada ao longo dos anos. No terceiro capítulo é explanado, já que o trabalho se trata da promoção da igualdade racial, sobre a necessidade de medidas reparadoras à raça negra brasileira; e para isso é feito fazemos um percurso histórico que culmina com a situação atual do negro no Brasil. Também neste capítulos buscou -se definir o que é o “mito da democracia racial”. Nos dois últimos capítulos é narrado a implementação de atividades didáticas, desenvolvidas no Centro Interescolar Doutor Raimundo Soares de Albergaria Filho, no município mineiro de Governador Valadares, que busca desconstruir o “mito da igualdade racial” a partir das aulas de Filosofia. Iniciamos relatando uma síntese do projeto de intervenção e logo descrevemos onde e como ele ocorreu. Os resultados e as considerações finais, bem como os anexos com fotos e trabalhos, estão na parte final deste trabalho.

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