O Uso das Tecnologias no Ensino de Filosofia: Contribuições a Partir da Razão Instrumental.
Nome: ALBERTINO FERRARI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/08/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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JORGE AUGUSTO DA SILVA SANTOS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANTONIO DONIZETTI SGARBI | Examinador Externo |
GILMAR FRANCISCO BONAMIGO | Suplente Interno |
JORGE AUGUSTO DA SILVA SANTOS | Orientador |
MARCELO MARTINS BARREIRA | Examinador Interno |
NILO CÉSAR BATISTA DA SILVA | Suplente Externo |
Resumo: RESUMO
O uso das tecnologias no ensino de filosofia é uma pesquisa realizada com base
filosófica na teoria de Jürgen Habermas de razão instrumental e de razão
comunicativa, como também no pensamento de Pierre Lévy sobre as Tecnologias
da Inteligência. As contribuições desses dois pensadores são fundamentais para o
entendimento da tecnologia como algo instrumental e técnico no ambiente
educacional, mas que devem ser pensados para não se reduzir ao que é puramente
mecânico. As análises tanto de Habermas quanto de Lévy possibilitam à
compreensão de que a interação reflexiva com o outro é um fator que provoca
mudanças importantes nas ações sociais. O desenvolvimento da argumentação
racional e bem fundamentada nas ações entre os sujeitos são objetivos que
colabora com o consenso do pensamento da coletividade. Uma questão do nosso
cotidiano é a comunicação em rede teorizada por Lévy como um passo de conexão
dado ao mundo pela inteligência. Assim, a conexão à informação online através de
aplicativos, como por exemplo, whatsApp, Google classroom, padlet, ou outras
tecnologias como o grcode, a busca do conhecimento e a reflexão nas aulas
encontram um espaço maior. Essa amplitude do espaço é um reflexo dessas
tecnologias fazerem parte de um processo, que, em Habermas podemos chamar de
mundo da vida.
Palavras - chave: Tecnologias. Razão instrumental. Mundo da vida.