A RODA DE EXPERIÊNCIA DO PENSAR: A complexidade no ensino-aprendizagem de Filosofia.
Nome: ISABEL CRISTINA TORRES BARREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 05/07/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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MARCELO MARTINS BARREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANTONIO VIDAL NUNES | Examinador Interno |
JORGE LUIZ VIESENTEINER | Suplente Interno |
JOSÉ ADRIANO FILHO | Suplente Externo |
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO | Examinador Externo |
MARCELO MARTINS BARREIRA | Orientador |
Resumo: A pesquisa investigou a possibilidade de um ensino-aprendizagem em Filosofia que se baseie no paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin, e na experiência do pensar, conforme o enfoque de Walter Kohan. Reformar o pensamento em vista de uma abordagem global do ser humano integra saberes, oportuniza uma ressignificação do conhecimento especialmente do conhecimento filosófico e encoraja uma prática pedagógica orientada criticamente à cidadania. A pesquisa foi de caráter qualitativo e participante, caracterizada exercício da transdisciplinaridade nos encontros da Roda de Experiência do Pensar, proposta didático-pedagógica vinculada às Práticas de Filosofia e Ciências Sociais ministradas numa escola municipal de Cariacica. O texto literário, a experiência do pensar e a complexidade no ensino-aprendizagem de Filosofia, aproxima-nos do ensinar a filosofar e não do ensino da Filosofia como conteúdo já pronto da tradição ocidental. Ao abrir portas para várias dimensões, a literatura provoca uma reação no leitor-estudante em seu modo de habitar o mundo. Alguns textos, como contos, conseguem alcançar melhor os conflitos que nossos estudantes enfrentam em sua vida, permitindo-lhes expressar emoções ao mesmo tempo que instaura caminhos para indagações sobre múltiplos problemas complexos, que integram todas as áreas de conhecimento e geram a experiência do pensar.
PALAVRAS-CHAVE: Complexidade; Experiência; Pensamento; Edgar Morin; Walter Kohan.