PRÁTICAS DE ENSINO DE FILOSOFIA
Área de concentração: ENSINO DE FILOSOFIA
Descrição: O mestrado profissional caracteriza-se por uma intervenção prática, resultando em processo ou produto de natureza educacional a ser implementado em situações reais de ensino. A linha “Práticas de Ensino de Filosofia” desenvolve a investigação teórico-prática dos problemas vinculados às várias dimensões e conteúdos da prática de ensino da Filosofia na Educação Básica. Estão contempladas nesta linha, os estudos e pesquisas que tratam das metodologias pedagógicas e filosóficas, da avaliação, das tecnologias, das mídias, dos jogos, das artes em todas as suas expressões, dos materiais didáticos, da leitura e escrita filosófica, das experiências e dos experimentos e dos laboratórios filosóficos. Discute as questões que perpassam o cotidiano do ambiente escolar em seus múltiplos desdobramentos internos e externos, no espaço formal e informal de aprendizagem. Considera, também, a relação da prática de ensino com as tradicionais áreas de conhecimento da Filosofia, tais como a Ética, Ontologia, Estética, Filosofia Política, Lógica, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Linguagem, da Ciência e da Tecnologia.
Linhas e projetos de pesquisa
1 Práticas Dialógicas para o Ensino da Filosofia
2 Filosofia, Tecnologias, Mídias e Ensino
3 Artes e o Ensino de Filosofia
4 Leitura, Escrita e Letramento Filosófico
5 Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismos e Decolonialidade