FUNDAMENTOS DO ENSINO, CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Área de concentração: ENSINO DE FILOSOFIA
Descrição: As pesquisas desenvolvidas neste programa de pós-graduação estão estruturadas em torno de uma determinada intervenção prática, da qual possa resultar processos ou produtos de natureza educacional com potencial de serem implementados em novas situações reais de ensino. A linha “Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais” desenvolve pesquisas sobre os aspectos conceituais, curriculares e políticos do ensino de filosofia. Discute as bases filosófico-pedagógicas do ensino filosófico considerando suas dimensões histórica, institucional e social, bem como as bases políticas que fundamentam e orientam as propostas curriculares nacionais e/ou regionais. Contempla estudos sobre: as diferentes concepções de ensino de filosofia, os percursos históricos do ensino filosófico, bases curriculares nacionais e estaduais, as políticas para o ensino e para a formação docente.
Linhas e projetos de pesquisa
1 História Da Filosofia: Visões E Revisões
2 Formação Docente em Filosofia: Estágio Supervisionado, Pibid, Residência Pedagógica e Atividades de Extensão
3 Currículos e Políticas Educacionais
2 Práticas de Ensino de Filosofia