A fenomenologia francesa em si mesma, em suas influências e ressonâncias
Resumo: O projeto pretende trabalhar os principais temas da fenomenologia francesa, principalmente com textos dos filósofos Sartre, Beauvoir, Camus e Merleau-Ponty.
Ao abordar uma vertente filosófica como um todo, abre-se a possibilidade de trabalhos com diversas temáticas, como, por exemplo, discussões sobre a ontologia, sobre ética e filosofia política, sobre estética e relação entre filosofia e arte; sobre teoria do conhecimento, sobre a relação entre filosofia e psicanálise, sobre questões de gênero, sobre o papel do intelectual etc.
Herdeira diretamente de Husserl e Heidegger (a fenomenologia alemã), esses autores levaram a fenomenologia a outra perspectiva, com preocupações mais antropológicas e concretas, trazendo o corpo como figura central de uma subjetividade cindida, que se coloca como falta e desejo de ser.
E é a partir dessa outra subjetividade, distante do sujeito racional moderno, que os diversos temas são construídos e costurados, sempre a partir da correlação tensa entre subjetividades e mundo, e entre subjetividades outras. A partir do núcleo de uma consciência pensada como intencionalidade e de um ser-no-mundo sempre interligado, mas adaptados à metade do século XX na França, esses autores constroem suas filosofias.
Ainda que a enumeração seja controversa, principalmente na figura de Camus, um tanto mais distante desta gênese filosófica ancorada na fenomenologia alemã, é comum associar os 04 autores, ainda mais porque Camus também aborda temas caros aos outros três, como o de angústia, existência, revolta, além de estabelecer relação entre uma escrita mais teórica e outra mais literária (discussão teórica comum a todos, e tentada na prática por três deles).
O centro da pesquisa é o pensamento fenomenológico francês do século XX, mas o projeto também permitirá diálogos, seja referentes a autores anteriores, seja referentes a autores mais contemporâneos a nós, na aproximação e distinção da abordagem de um mesmo tema.
Assim, compreender as influências e as ressonâncias temáticas e/ou metodológicas da fenomenologia francesa também é considerado fundamental para uma compreensão mais aprofundada da própria fenomenologia francesa.
Data de início: 04/02/2026
Prazo (meses): 72
Participantes:
| Papel |
Nome |
|---|---|
| Coordenador | THANA MARA DE SOUZA |
