Ler criticamente o mundo hoje no Brasil dialogando com os clássicos da Filosofia Moderna
Resumo: Este projeto define uma das linhas de Pesquisa do Projeto de Extensão Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Materialistas (LPM). O horizonte da pesquisa do LPM é determinado pela consciência de estarmos vivenciando uma transição maior, isso é um "novo tempo do mundo" (ARANTES), o que constitui um grande desafio (WALLERSTEIN) e é comparável com a "Sattelzeit" que abriu a modernidade (KOSELLECK). Este nosso tempo é caraterizado por crises e transformações profundas que questionam os fundamentos de nossas sociedades juntamente com a pertinência das categorias que herdamos da modernidade (CASTORIADIS). Trata-se de, por um lado, reconstruir a formação e operabilidade de determinadas categorias ou conceitos, e, pelo outro, analisar sua ressignificação em andamento a partir de um estudo de determinadas palavras de ordem que orientam as lutas políticas e sociais de coletivos no Brasil, no Chile e na Itália.
Nesta ótica "Ler criticamente o mundo hoje no Brasil dialogando com os clássicos da Filosofia Moderna" responde ao fato de que na área da filosofia no Brasil, o colonialismo cultural e o elitismo são questões sempre mais presentes nas preocupações dos discentes e jovens pesquisadores. Sendo a Filosofia Moderna profundamente vinculada com a época das colonizações políticas e culturais, as novas gerações vivenciam esta subárea sempre mais como algo "exótico" ou "alienante". Frente a esta situação o projeto inspira-se numa observação de Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido onde o pedagogo brasileiro critica a atitude bancária destacando como muitas vezes a linguagem do educador não sintoniza com a situação concreta dos homens a quem falam e o "elitismo autoritário" "irmão gêmeo do desrespeito total ao saber e ao falar populares".
O LPM pretende elaborar estratégias para inscrever criticamente a pesquisa em filosofia na realidade social na qual se realiza, dialogando ativamente com os debates atuais no nível global e fomentando uma apropriação crítica deles em situação. Nesta perspectiva a extensão e a internacionalização tornam-se duas linhas estratégicas imprescindíveis em prol da renovação e desenvolvimento da pesquisa acadêmica em Educação e Ciências Humanas que tenha como horizonte um efetivo impacto social.
Data de início: 2022-02-01
Prazo (meses): 60
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Doutorado | Milena Morabito |
Aluno Mestrado | Douglas Sobrinho de Andrade |
Coordenador | Marco Rampazzo Bazzan |