Ler criticamente o mundo hoje no Brasil dialogando com os clássicos da Filosofia Moderna

Resumo: Este projeto define uma das linhas de Pesquisa do Projeto de Extensão Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Materialistas (LPM). O horizonte da pesquisa do LPM é determinado pela consciência de estarmos vivenciando uma transição maior, isso é um "novo tempo do mundo" (ARANTES), o que constitui um grande desafio (WALLERSTEIN) e é comparável com a "Sattelzeit" que abriu a modernidade (KOSELLECK). Este nosso tempo é caraterizado por crises e transformações profundas que questionam os fundamentos de nossas sociedades juntamente com a pertinência das categorias que herdamos da modernidade (CASTORIADIS). Trata-se de, por um lado, reconstruir a formação e operabilidade de determinadas categorias ou conceitos, e, pelo outro, analisar sua ressignificação em andamento a partir de um estudo de determinadas palavras de ordem que orientam as lutas políticas e sociais de coletivos no Brasil, no Chile e na Itália.
Nesta ótica "Ler criticamente o mundo hoje no Brasil dialogando com os clássicos da Filosofia Moderna" responde ao fato de que na área da filosofia no Brasil, o “colonialismo cultural” e o “elitismo” são questões sempre mais presentes nas preocupações dos discentes e jovens pesquisadores. Sendo a Filosofia Moderna profundamente vinculada com a época das colonizações políticas e culturais, as novas gerações vivenciam esta subárea sempre mais como algo "exótico" ou "alienante". Frente a esta situação o projeto inspira-se numa observação de Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido onde o pedagogo brasileiro critica a atitude “bancária” destacando como muitas vezes a linguagem do educador “não sintoniza com a situação concreta dos homens a quem falam” e o "elitismo autoritário" "irmão gêmeo do desrespeito total ao saber e ao falar populares".
O LPM pretende elaborar estratégias para inscrever criticamente a pesquisa em filosofia na realidade social na qual se realiza, dialogando ativamente com os debates atuais no nível global e fomentando uma apropriação crítica deles “em situação”. Nesta perspectiva a extensão e a internacionalização tornam-se duas linhas estratégicas imprescindíveis em prol da renovação e desenvolvimento da pesquisa acadêmica em Educação e Ciências Humanas que tenha como horizonte um efetivo impacto social.

Data de início: 2022-02-01
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado Milena Morabito
Aluno Mestrado Douglas Sobrinho de Andrade
Coordenador Marco Rampazzo Bazzan
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910