A Hermenêutica da Arte em Hans-Georg Gadamer
Nome: Gustavo Caverzan Vasconcelos
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/08/2013
Orientador:
Nome | Papel |
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Ricardo Corrêa de Araujo | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Bernardo Barros Coelho de Oliveira | Examinador Interno |
Marco Antonio dos Santos Casanova | Examinador Externo |
Ricardo Corrêa de Araujo | Orientador |
Resumo: Pretende-se apresentar a hermenêutica da arte de Hans-Georg Gadamer e sua defesa filosófica sobre a possibilidade de conhecimento da verdade na experiência de diálogo vivida por aquele que contempla uma obra de arte. Sustenta-se que isso é possível destacando, num primeiro momento, os conceitos de jogo, de festa e de símbolo, e, em seguida, os conceitos de aplicação e de vivência pensados por Gadamer. Além disso, mostra-se como podemos pensar a obra de arte como imagem a apresentar, por si mesma, um conteúdo de verdade ao seu espectador, pontuando as especificidades internas do modo de ser das artes reprodutivas, das artes estatutárias e da literatura. Assim, observa-se o sentido fundamental da participação das pessoas envolvidas no jogo da arte, a saber, do gênio criador, do mediador representativo e do espectador para, enfim, mostrar como a aplicação de cada um contribui para o desenvolvimento significativo da hermenêutica da arte. Nesse processo, destaca-se a importância dos conteúdos legados pela tradição e da mobilidade histórica em sua facticidade, para pensar o exercício hermenêutico em conformidade com o advento da verdade circunstancial na apresentação da obra de arte.