A superação do pensamento metafísico na filosofia política de Jürgen Habermas
Nome: Maikon Chaider Silva Scaldaferro
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/08/2010
Orientador:
Nome | Papel |
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Jorge Augusto da Silva Santos | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Jorge Augusto da Silva Santos | Orientador |
Resumo: As teorias políticas modernas buscaram fundamentar a legitimidade do Estado de direito a
partir de princípios metafísicos. Deste modo, uma crise do pensamento metafísico desemboca
numa crise de legitimidade do Estado democrático de direito. O déficit de legitimidade é
agravado com a falta de um poder unificador religioso capaz de organizar sociedades
secularizadas e com a ausência de um éthos comum compartilhado por cidadãos seculares. É
nesse contexto que se situa o pensamento de Jürgen Habermas. Este trabalho busca analisar a
fundamentação do Estado democrático de direito na filosofia de Jürgen Habermas. Ele
defende que Habermas realiza uma superação do pensamento metafísico em sua teoria do
discurso. No primeiro capítulo, nós explicamos como Habermas compreende as principais
características do pensamento metafísico, bem como os motivos de crise da metafísica. No
segundo capítulo é demonstrado que o filósofo de Frankfurt elabora uma teoria da
racionalidade e uma ética pós-metafísica. Esta ética pós-metafísica é o ponto de partida para o
desenvolvimento da filosofia política habermasiana. No terceiro capítulo, nós examinamos
como o Estado democrático de direito é reconstruído a partir de uma base pós-metafísica.
Aqui a proposta habermasiana é comparada com o republicanismo e o liberalismo que
apresentam uma fundamentação metafísica do Estado democrático de direito. Ao final, como
conclusão de nosso estudo, nós debatemos os resultados da filosofia política pós-metafísica de
Habermas.