A INTERPELAÇÃO DE ALTHUSSER NO TEATRO DO DIREITO
BURGUÊS
Nome: NOÊMIA AMÉLIA SILVEIRA FIALHO
Data de publicação: 26/02/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
IRENE VIPARELLI | Examinador Externo |
MARCO RAMPAZZO BAZZAN | Presidente |
VITTORIO MORFINO | Examinador Externo |
Resumo: Em 1970, Althusser apresenta a sua teoria da Ideologia e dos Aparelhos Ideológicos de Estado
como uma pesquisa em andamento que tem como objetivo estudar a reprodução da sociedade
burguesa no século XX. Para ressaltar a sua existência material, o filosofo sustenta que a
ideologia interpela os indivíduos em sujeitos. Ele apresenta a interpelação de um policial a um
indivíduo qualquer na rua como uma cena teórica justamente com o objetivo de ilustrar o
funcionamento concreto da ideologia. Nossa pesquisa pretende estudar a figura da interpelação,
por um lado, aprofundando seu valor metafórico mediante a teorização althusseriana do teatro
materialista e, pelo outro, questionando sua força crítica perante os conceitos de representação
e de sujeito de direito com base na dimensão ideológica do Aparelho de Estado político. Este
estudo tem como ponto firme a centralidade que Althusser reconhece à ideologia jurídica para
a ideologia dominante nas sociedades burguesas, porque é com base no direito burguês que o
sujeito encarna a determinação do valor de troca e tem os ideais de igualdade e de liberdade
fundamentados a partir das relações de troca. As noções oriundas da ideologia jurídica também
respaldam a produção do Aparelho de Estado político, tal como Althusser o descreve nas Notas
sobre o AIE (Aparelhos Ideológicos de Estado) de 1976, e sustentam sua reprodução, uma vez
que a representação política é legitimada em razão dos representados serem considerados livres
e iguais para elegeram os seus representantes (a dimensão ideológica do pacto social). Sendo
assim, os cidadãos são, em última instância, considerados autores dos atos praticados por aquele
que os representa (dialética autor-ator).
Palavras-Chave: Ideologia; Interpelação; Althusser; Teatro Materialista; Representação.