A UNIÃO MÍSTICA COM O DIVINO PARA
ALÉM (HÍPER) DO INTELECTO NO TRATADO
‘SOBRE OS NOMES DIVINOS’
DE DIONÍSIO AREOPAGITA:
A Influência da Tradição Neoplatônica

Nome: Welis Carlos Clemente
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/09/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Jorge Augusto da Silva Santos Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Barbara Botter Examinador Interno
Jorge Augusto da Silva Santos Orientador
Nilo César Batista da Silva Examinador Externo

Resumo: O surgimento no Ocidente Medieval Latino das obras que compõem o “Corpus
Dionysiacum” conduziu a uma renovação no estudo da mística religiosa. Os escritos do
Dionísio Areopagita apresentava a fusão de dois universos de reflexão importantes para a
relação do Homem com o Divino: o cristianismo e o neoplatonismo. Suas obras foram
estudadas ao longo dos séculos de muitas maneiras, mas a filosofia ontológica dionisiana foi
menosprezada como pouco original ou permaneceu subserviente a Teologia. A leitura
teológica dos tratados dionisianos eclipsou por longo tempo uma perspectiva filosófica
própria contendo elementos originários em relação tanto ao neoplatonismo quanto a patrística
cristã. Dionísio desenvolve os modos de união divina não somente em concordância com o
Cristianismo, mas também inspirado pelas ideias desenvolvidas pelo Neoplatonismo. Partindo
da concepção de Deus como “HiperBem” ou a “Suprema Bondade” buscamos demonstrar
como o homem pode alcançar a União Mística com o Divino mediante a exegese do conceito
da ἕνωσις (Henosis). Com o uso de uma metodologia exegética colhida diretamente nas fontes
textuais, este trabalha objetiva proporcionar ao leitor uma compreensão filosófica do conceito
da ἕνωσις como principio fundamental para a realização da União Mística entre Homem e
Divino.
PALAVRAS-CHAVE: Metafísica, Neoplatonismo, Mística Ocidental, Platonismo
Cristão, Filosofia Medieval.

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