Uma contribuição ao debate contemporâneo sobre pós-colonialismo e diversidade religiosa em contexto secular: o conceito vattimiano de cáritas da secularização
Resumo: A pesquisa se propõe a compreender os elementos-chaves e a articulação conceitual que perpassa a religiosidade ocidental em perspectiva secular e plural, a partir de uma ética pós-colonialista. As reinterpretações da kénosis divina, para Vattimo, marcam o ocidente secularizado e fortalecem a política do comum. Diante da intolerância religiosa, a secularização, fruto da herança cristã no ocidente, contribuiu para a fragmentação tardo-moderna. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa se pretende afim com a tradição hermenêutica e a estrutura dialogal em que Vattimo se insere. O entrelaçamento dessas temáticas permitir-nos-á um enfoque do retorno do religioso sob o crivo da cáritas da secularização. A secularização é o esvaziamento da impostação metafísica da semântica sagrada, proporcionando uma abertura epistemológica às múltiplas interpretações do fenômeno religioso sob o princípio da cáritas, marcada pelo conceito conexo da pietas, que se baseia no diálogo e numa específica atitude de rememoração (Andenken), entendido como um meio privilegiado de acesso à verdade na experiência pós-metafísica. A Verwindung heideggeriana terá como propósito um deslocamento do sagrado vertical numa trilha filosófica sobre o religioso que exclua seus fundamentos fortes e em consequência violentos, legitimando a horizontalidade nas relações sociais e a expressão plural do religioso. Publicaremos o trabalho num periódico especializado.
Data de início: 2009-08-01
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | Marcelo Martins Barreira |