O que pode haver de liberdade no suicídio?

Resumo: Em linhas gerais, há duas grandes pontas em que o problema filosófico da liberdade toca o do suicídio: na qualidade de uma possível condição e na qualidade de uma potencial justificação ou finalidade. O segundo ponto de encontro parece depender em uma alguma medida do primeiro. A maneira mais sintética e direta de resumir o objeto de estudo abarcado por este capítulo é tratar o grau de liberdade de escolha eventualmente presente no processo de suicídio. Quanto a isso, o quadro que inicialmente se delineia de teses alternativas e contrapostas é:
1. Todo suicídio é resultante estritamente da deliberação do agente;
2. Apenas alguns suicídios são parcialmente influenciados por fatores alheios à deliberação do agente;
3. Todo suicídio é parcialmente influenciado por fatores alheios à deliberação do agente;
4. Apenas alguns suicídios são estritamente determinados, sem qualquer deliberação do agente;
5. Todo suicídio é estritamente determinado, sem qualquer deliberação do agente.
A segunda e, tanto mais, a primeira tese parecem demasiado ingênuas sobre a natureza da liberdade e da ação humanas e devem ser de pronto rejeitadas, por não reconhecerem a suscetibilidade da vida aos fatores físicos, químicos, biológicos e sociais. As teses intermediárias reluzem como candidatas mais ponderadas e razoáveis, porém reservo a palavra ‘suicídio’ para os casos em que há algum grau de deliberação do agente – o que não me isenta de reconhecer que possa haver mortes autoinfligidas inexoravelmente determinadas. Esta pesquisa centra-se, então, sobre a quinta tese e algumas formulações da quarta que historicamente foram preparatórias ao extremo presente na quinta tese. Para tanto, pretendo debater criticamente os paradigmas pelos quais até hoje foi propugnada a determinação inexorável do suicídio.
Além dessas teses que se contrapõem na quantificação das ocorrências ou da intensidade de influência causal, há aspectos qualitativos em jogo quanto ao modo de influência ou determinação causal.

Data de início: 2022-03-29
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Lúcio Vaz de Oliveira
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910