Uma contribuição ao debate contemporâneo sobre pós-colonialismo e diversidade religiosa em contexto secular: o conceito vattimiano de “cáritas da secularização”

Resumo: A pesquisa se propõe a compreender os elementos-chaves e a articulação conceitual que perpassa a religiosidade ocidental em perspectiva secular e plural, a partir de uma ética pós-colonialista. As reinterpretações da kénosis divina, para Vattimo, marcam o ocidente secularizado e fortalecem a “política do comum”. Diante da intolerância religiosa, a secularização, fruto da herança cristã no ocidente, contribuiu para a fragmentação tardo-moderna. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa se pretende afim com a tradição hermenêutica e a estrutura dialogal em que Vattimo se insere. O entrelaçamento dessas temáticas permitir-nos-á um enfoque do “retorno” do religioso sob o crivo da “cáritas da secularização”. A secularização é o esvaziamento da impostação metafísica da semântica sagrada, proporcionando uma abertura epistemológica às múltiplas interpretações do fenômeno religioso sob o princípio da cáritas, marcada pelo conceito conexo da pietas, que se baseia no diálogo e numa específica atitude de rememoração (Andenken), entendido como um meio privilegiado de acesso à “verdade” na experiência pós-metafísica. A Verwindung heideggeriana terá como propósito um deslocamento do sagrado vertical numa trilha filosófica sobre o “religioso” que exclua seus fundamentos fortes e em consequência violentos, legitimando a horizontalidade nas relações sociais e a expressão plural do religioso. Publicaremos o trabalho num periódico especializado.

Data de início: 2009-08-01
Prazo (meses): 12

Participantes:

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Coordenador Marcelo Martins Barreira
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