Diálogos com o Sagrado. O Novo Humanismo em Mircea Eliade

Nome: Rodrigo Danúbio Queiroz
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ricardo Luiz Silveira da Costa Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Barbara Botter Examinador Interno
José Benedito de Almeida Junior Examinador Externo
Ricardo Luiz Silveira da Costa Orientador

Resumo: A proposta da presente pesquisa é apresentar o Novo Humanismo de Mircea Eliade (1907-1986). Para isso, analisamos o contexto histórico em que ocorreram as pesquisas e o posicionamento crítico do filósofo romeno, período em que o homem moderno foi orientado por uma Weltanschauung racionalizante e dessacralizante, onde a experiência do sagrado foi reduzida a uma dimensão primitiva da mentalidade humana. Eliade interpretou essa postura secularizante como a principal responsável pela crise existencial do homem moderno que se revelou na angústia e no niilismo de seu modo de ser. Nesse sentido, a crise humana é uma crise, sobretudo, ontológica. Diante disso, Eliade ofereceu um novo paradigma para a elaboração de um Novo Humanismo, que consiste essencialmente na redescoberta da experiência do sagrado. Contudo, devido ao processo de racionalização e do abandono de um ritmo de vida cosmicizado, o homem moderno esqueceu o acesso à suas raízes. A saída para se recuperar do esquecimento do ser e do provincianismo cultural se encontra no diálogo intercultural entre o Ocidente e as civilizações do Oriente, marcadas ainda por uma visão de mundo religiosa, diálogo esse que só pode ocorrer hermeneuticamente por meio de uma linguagem simbólica capaz de entender o universo religioso. Dessa forma, a problemática que nos guiará nessa pesquisa se resume a uma possível contribuição da experiência do sagrado na formulação de um novo modelo cultural e humanista face a uma civilização secularizada. Com efeito, para compreender a experiência do sagrado, teremos que refletir a respeito de seu próprio significado, do homo religiosus, e seu modo de ser diante do espaço e do terror da História.

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