QUID, QUIS ET QUALIS EST?: O SOCRATISMO CRISTÃO NA OBRA DECONSIDERATIONE (1149-1152) DE SÃO BERNARDO DE CLARAVAL (1090-1153)

Nome: Leticia Fantin Vescovi Cordeiro Bartos Moreira
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/04/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ricardo Luiz Silveira da Costa Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Barbara Botter Suplente Interno
Jorge Augusto da Silva Santos Examinador Interno
MATTEO RASCHIETTI Examinador Externo
Ricardo Luiz Silveira da Costa Orientador

Resumo: Não à toa o século XII é considerado o século de São Bernardo: enquanto fora abade de Claraval, não houve na Igreja cisma ou disputa teológica-filosófica nos quais sua influência não tivesse sido crucial. Em sua última obra, De Consideratione (1152), a admoestação que dirige a seu confrade e ex-discípulo Pier Bernardo Pignatelli, eleito Papa Eugênio III (1145-1153), figura nessa perspectiva como alerta sobre o cuidado com a vida transcendental, dada a magnitude de seu cargo. Com os quatro objetos da consideração, te, quae sub te, quae circa te, quae supra te expostos, São Bernardo ratifica seu objetivo de refletir sobre os aspectos da pessoa de Eugênio também em três perguntas: quid, quis et qualis est?. Não obstante São Bernardo ser reconhecido comumente entre os estudiosos como um radical antidialético, em virtude da querela entre dialéticos e antidialéticos do século XII, os recursos filosóficos que utiliza no De Consideratione, e que já havia sinalizado em outras obras, nos dão ensejo para compreender sua aproximação com a Filosofia sob uma perspectiva muito mais positiva. Essa mudança, afinal, culmina no De Consideratione em reflexões de caráter filosófico socrático-cristão sobre a necessidade que tem o homem de conhecer-se a si mesmo. Isso posto, objetivamos, nesse trabalho analisar o nosce teipsum (conhece-te a ti mesmo) socrático de São Bernardo de Claraval que, perpassando toda a obra, acompanha também suas considerações sobre o mundo e Deus.

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