Imagem e Imitação na Educação dos Guardiões da República.

Nome: Anallú Guimarães Firme Lorenzon
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/02/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Carla Costa Pinto Francalanci Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Carla Costa Pinto Francalanci Orientador
José Pedro Luchi Examinador Interno
Luisa Severo Buarque de Holanda Examinador Externo

Resumo: Pretendemos com nosso estudo propor uma aproximação entre a arte e o pensamento antigo a partir das considerações platônicas sobre a mímesis, presentes nos Livros II e III, do diálogo a República, mais especificamente, nas passagens sobre a parte inicial da educação dos guardiões. Abordaremos o princípio da proposta paidêutica platônica procurando assinalar o seu caráter estético, calcado na dimensão sensível da pólis. Analisaremos a importância atribuída aos mitos, enquanto imagens privilegiadas da formação, e o lugar da mímesis nesta etapa do processo, que visa em última instância o amor ao belo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910