A Relação Entre Percepção e Justificação Epistêmica: Conceitualismo e Não- Conceitualismo

Nome: Vinícius Francisco Apolinário
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/02/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
José Renato Salatiel Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Eros Moreira de Carvalho Examinador Externo
Felipe Nogueira de Carvalho Examinador Externo
Jorge Luiz Viesenteiner Suplente Interno
Ricardo Corrêa de Araujo Suplente Interno

Resumo: O objetivo dessa dissertação é investigar o debate epistêmico sobre a relação entre experiência sensorial e crenças empíricas, isto é, a discussão de sobre como o conteúdo perceptual se relaciona com o conteúdo das crenças. Fazemos essa análise em torno do problema da justificação das crenças empíricas, com base em dois debates. Um, de caráter histórico, que oferece o contexto da discussão, a partir da disputa entre fundacionismo e coerentismo sobre a
justificação do conhecimento. Outro, de caráter temático, no qual conceitualistas e nãoconceitualistas buscam defender diferentes posições sobre a natureza do conteúdo perceptual e, com base nisso, suas consequências epistemológicas. Nossa conclusão, após considerar os principais argumentos mencionados nesse debate, é favorável à tese não-conceitualista, mais especificamente, a tese do conteúdo-cenário como o modelo adequado de conteúdo perceptual.
Com base nisso, consideramos que a percepção é uma forma não-conceitual de representação da realidade e não precisa manter relações inferenciais com as atitudes proposicionais; é a base da aquisição e desenvolvimento conceitual; é um tipo de conteúdo mental compartilhado por adultos humanos e criaturas não-linguísticas (infantes e animais não-humanos); por fim, é um
tipo de representação mais rico informacionalmente do que estados conceitualmente estruturados. Sugerimos, por fim, que o tipo de adequado de relação entre crença e percepção é não-inferencial. Propusemos que o papel epistêmico da percepção é o de ser base de aplicação dos conceitos empíricos, aproximando o não-conceitualismo ao externalismo epistemológico.
Palavras-chave: Teoria da justificação. Conteúdo mental. Conceitualismo. Não conceitualismo. Conteúdo-cenário. Externalismo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910