A CAPES aprova doutorado em filosofia da UFES

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) remonta à primeira submissão do APCN do curso de Mestrado em 26/04/2007, através do “APCN 3961 – Filosofia”. Esta proposta foi aprovada, e o Programa começou a funcionar a partir do segundo semestre de 2008. O Mestrado em Filosofia já conta 77 dissertações defendidas desde 2010 com a formação da primeira turma.

Após Análise de Mérito da Proposta do PPGFIL submetida em maio de 2018, a CAPES aprovou o Doutorado em Filosofia da UFES aos 05 de outubro de 2018. Esta aprovação é fruto de um imenso esforço conjunto do Colegiado que culminou com a nota 04 recebida na última Avaliação Quadrienal (2013-2016) em 2017. Ao esforço dos docentes permanentes e colaboradores do PPGFIL soma-se o comprometimento institucional com a uma educação continuada e crítica que atenda aos diversos setores da sociedade capixaba.

A atribuição da nota 4 significa concretamente um Programa de Pós-Graduação consolidado ao nível de atividades de pesquisa, verificável pelos indicadores de publicação qualificada nas Revistas de filosofia classificadas no estratos superiores do Qualis da CAPES entre B1, A2 e A1.

O Doutorado terá sua área de concentração em “filosofia” e comportará duas Linhas de Pesquisa: 1ª) Filosofia Contemporânea; 2ª) Ética e Filosofia Política. O período de ingresso será anual com a oferta de 08 (oito) vagas, que serão totalmente preenchidas ou não em conformidade com o resultado do processo seletivo.

O Colegiado se reunirá em novembro de 2018 para deliberar pela abertura de Edital para início de sua primeira turma em 2019.

Atenciosamente,

Profº Dr. Jorge Augusto da Silva Santos