Seminário Nietzsche e Hannah Arendt

Prof. Dr. Adriano Correia(UFG)

Data: 19 e 20 de outubro – 03 e 04 de novembro

Horário: 14h30-18h30

Local: Sala 308 do Prédio da Pós-graduação Barbara Weinberg

Entrada gratuita com certificado para alunos que tiveram 75% de presença nos quatro encontros.

Resumo: O Seminário consiste em uma interlocução entre as flosofias de Nietzsche e H. Arendt, especialmente no tocante ao tema do sentido e normatiividade. O ponto de partida é o tema da liberdade, tal como Arendt equaciona em A condição humana. Arendt argumenta que, se queremos ser livres, é precisamente à soberania que devemos renunciar. Ela argumenta que a soberania política é sempre uma ilusão, e que só pode ser mantida com o uso da violência não-política e da mídia. A liberdade está ligada antes com a capacidade humana para desencadear novos começos através da ação. Indicamos que tal posição não é incompatível com as considerações de Nietzsche, por exemplo, sobre o indivíduo soberano. Somos livres apenas quando agimos, mas ao mesmo tempo estamos tão envolvidos pela fragilidade da ação que só podemos manter a nossa liberdade se temos meios de reconciliação permanente com os efeitos colaterais da nossa não soberania sobre o que iniciamos por meio da ação.

Poster do evento - Visualizar